domingo, 16 de junho de 2013

SELEUCIDAS E PTOLOMEUS, OS "GREGOS" ESQUECIDOS.


                                                                                                                      


SELEUCIDAS E PTOLOMEUS; OS GREGOS ESQUECIDOS



                                                                                          eloy arraes vargas

          Talvez me falte inteligência, talvez todos os livros e enciclopédias que eu tive as mãos ou estudei estejam erradas, pois não consigo entender  o fato de que esses livros me falam muito sobre os Seleûcidas, os Antíocos e os Ptolomeus, porém quando vou procurar estudos bíblicos, como por encanto esses imensos reinos (verdadeiramente impérios) desaparecem.
         Quando procuro estudar com foco no período - inter testamentário -  tudo vira fumaça, já houve até um pregador que pretendia me convencer que não existira um período histórico entre os testamentos e que em seguida ao livro de Malaquias nascera Jesus - o Messias - e que por isso a contagem do tempo estava totalmente errada.
         Maluquices aparte, o fato é que, no mundo protestante e evangélico, procura-se ocultar aos fiéis todo esse período, e ninguém se propõe a explicar  os nomes das cidades citadas por Paulo em suas viagens missionárias e outras como Ptolemaida, Seleucia, e pelo menos duas Antioquias as quais são citadas no novo testamento, há outras mais mas não vamos nos alongar.
      O "Império" Selêucida e o "Império" dos Ptolomeus durou séculos e nesse tempo dominaram partes da região ao ocidente do Rio Jordão, onde está Jerusalém.
      No link http://eloyarraes.blogspot.com.br/2013/05/os-imperios-do-oriente-medio-e-os-povos.html.  há um estudo razoável sobre esse assunto e nos mostra quando foi que Seleuco e Ptolomeu dominaram a Síria e o Egito e até quando durou esse império.
      O império do Egito se manteve razoavelmente estável, porem o de Seleuco começou pequeno, depois cresceu e ficou quase igual ao que fora o império de Alexandre e finalmente encolheu; quando os romanos chegaram depois de conquistar o Egito, o império Seleucida se resumia a Síria, Palestina e pouca coisa mais.




                                          Dois mapas do império dos Seleucidas    
                O segundo mapa  é de 90 ac e mostra como o império já havia encolhido.
                Quando os Romanos chegaram em 64 ac o império seleucida era menor ainda.; os Seleucidas dominaram as terras da palestina  por quase 200 anos, com maior ou  menor poder, não há como ignora-lo - nunca devemos esquecer que o império seleucida era um império grego, e assim sendo os gregos dominaram a palestina até 64 ac quando foram derrotados definitivamente pelos romanos.
                 Esse tema tem muita história, vale a pena pesquisar - faça isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário